21 janeiro 2009

Dicas do Windows XP - Redirecionamento de Pastas

Com o aparecimento de alguns vírus que atacavam os arquivos pessoais ou mesmo o sistema operacional, os técnicos passaram a dividir o disco rígido em duas partes separadas, e passaram a mudar a pasta Meus Documentos de lugar, na tentativa de minimizar os danos causados por eventuais vírus ou falhas do sistema, onde era preciso formatar a unidade "C:" e reinstalar o sistema operacional perdendo assim todos os arquivos dos usuários.

Como todos sabem, por padrão, a pasta “Meus Documentos” fica em "C:\Documents and Settings\usuario\Meus Documentos", bem como os arquivos que estão gravados no Desktop do computador ficam em "C:\Documents and Settings\usuario\Desktop".

Para não correr riscos desnecessários, é aconselhável que os técnicos ou mesmos os usuários com um pouco mais de experiência, façam a troca do local de destino destas pastas, evitando a perda dos dados caso seja necessário formatar uma unidade defeituosa.

Já que muitos técnicos costumam mudar somente a pasta "Meus Documentos" e deixam os arquivos do Desktop sendo salvos na pasta padrão do Windows, fazendo com que os usuários menos experientes percam eventuais dados gravados no Desktop, vamos informar uma “manha” que possibilitará que os usuários menos experientes não corram o risco de perder tais dados.

Se desejar alterar isto, bem como outras pastas, abra o Editor de Registro (Menu Iniciar - Executar - regedit.exe) e procure a chave “HKEY_CURRENT_USER - Software - Microsoft - Windows - Current Version - Explorer - Shell Folders”. Clique com o botão direito sobre o nome de cada pasta e selecione Modificar. Agora, basta indicar qual o caminho completo e nome de pasta que você quer que se torne o destino dos dados. Lembre-se de direcionar os dados para uma unidade diferente da unidade onde se encontra o sistema operacional.

Obs.: O Desktop tem seu nome na lista de chaves, porém a pasta “Meus Documentos” é nomeada como “Personal”. Lembramos que não se deve colocar a mesma pasta de destino para o “Desktop” e o “Meus Documentos”. Preferencialmente crie uma pasta chamada Desktop, dentro da pasta ou unidade que ficará os arquivos dos “Meus Documentos” e direcione o Desktop para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário